
MOLDE DA GOLA PALHAÇO E GOLA ESCAFANDRO
Olá,
hoje trago para vocês o molde da gola palhaço e gola escafandro.
Apesar dos nomes diferente, rs, estas golas são muito fáceis de fazer e praticamente são iguais.
A diferença entre uma e outra está apenas no fato de a gola palhaço ser aberta no meio da frente ou meio das costas, e a gola escafandro é toda fechada, ao ser costurada forma um circulo em volta do pescoço.
Essa abertura da gola palhaço tanto pode ser colocada mais de lado como o modelo da imagem, ou também, pode ser feito com o abotoamento no centro da frente. Depende do modelo a ser interpretado.
Este modelo foi mais uma sugestão de uma leitora que me enviou a imagem desse vestido com esse casaquinho lindo com gola palhaço, para a minha FanPage.
Como já falei aqui no blog e tenho falado nos vídeos deste mês no meu meu canal no YouTube, estou fazendo vídeos atendendo os pedidos de modelagens enviados pelas leitoras em comemoração ao aniversário de um ano aqui do blog e do meu canal.
Ah, gente, olha eu aí na foto da capa me achando,rs.
Esse vestido eu usei no culto da minha colação de grau. Não ia perder a oportunidade de mostrar para vocês, né? rs
VÍDEO AULA DO MOLDE DA GOLA PALHAÇO E GOLA ESCAFANDRO
Ontem eu postei o vídeo da modelagem dessas duas golas e como falei com vocês eu vou agora passar alguns detalhes de como cortar e costurar, pois ela é uma gola muito fácil de se modelar, precisamos apenas ter alguns cuidados simples também, na hora de cortar e costurar para que elas tenham um caimento perfeito.
MOLDE DA GOLA PALHAÇO
O molde da gola palhaço é muito simples. Mas antes de fazer o molde devemos verificar se o decote será alterado, se for alterado, o indicado é alterar para o decote canoa, o que eu prefiro.
Feito a alteração no decote, vamos medir a circunferência total do decote frente e costas, sem contar com o trespasse para o abotoamento ( lembre-se que trabalhamos com a metade do molde para modelos simétricos) e definir qual a altura desejada para a gola.
Veremos agora os dois tipos de se cortar a gola palhaço:
PRIMEIRO TIPO
Com as medidas definidas pegue um pedaço de papel e dobre (pois as medidas tomadas foram da metade do decote da frente e das costas), como falei normalmente trabalhamos com 1/4 do molde e trace um retângulo com as seguintes medidas:
largura = medida do decote e altura = altura desejada para a gola x dois.
Multiplicamos por dois pois ela será dobrada ao meio e teremos duas faces a de cima que fica aparente e a de baixo. No vídeo da modelagem eu usei como exemplo uma altura de 6 cm, então meu retângulo ficou com altura de 12 cm e largura de 30,5 que é a medida do meu decote frente/costas.

SEGUNDO TIPO
Para traçar o molde do segundo tipo da gola palhaço nós vamos usar as medidas do decote e altura desejada para a gola da mesma forma que fizemos no primeiro tipo, só que agora nós faremos o retângulo da seguinte forma:
largura = medida do decote e altura = altura desejada para a gola x quatro.
Note que agora o retângulo terá o dobro da altura do primeiro tipo, ou seja, quatro vezes a altura desejada para a gola.

MOLDE DA GOLA ESCAFANDRO
Como comentei com vocês no início, a única diferença no molde da gola palhaço para a gola escafandro está em a primeira ser aberta na frente e a segunda ser toda fechada.
Caso você deseje fazer esta gola em um decote menor , observe se a abertura será o suficiente para a passagem da cabeça, caso contrário, será necessário fazer um trespasse na gola prendendo com colchetes ou um botão.
Nesse caso, ao tirar a medida do decote, acrescente o valor para o trespasse.
COMO DEFINIR O FIO DO TECIDO
Tanto a gola palhaço como a gola escafandro devem ser cortadas em pleno viés. O fio reto do tecido fica a 90º e para cortar o molde enviesado é preciso posicioná-lo a 45º.
Para fazer isso, se você possuir um esquadro com ângulo de 45º é só posicioná-lo no meio da frente do molde onde é formado o ângulo de 90º e traçar a linha do fio, se não tiver o esquadro, não tem problema nenhum, pois é muito simples de fazer:
Dobre a ponta da frente do molde de forma a colocar a linha do decote exatamente em cima da linha do meio da frente e dobre o papel para marcá-lo e formar uma linha, fazendo assim, estamos encontrando o meio do ângulo de 90º que obviamente é o de 45º.
Agora é só fazer uma linha com o lápis sobre essa dobra e escrever FIO do tecido. No vídeo eu mostro detalhadamente como fazer.
COMO CORTAR E COSTURAR OS DOIS TIPOS DE GOLA
COMO CORTAR
Agora que o molde está pronto e com o fio definido, é só cortar a gola.
Para cortar posicione o molde sobre o tecido de forma que a linha do fio marcada no molde fique paralela ao fio do tecido, ou o fio do urdume que é o do comprimento, ou o fio da trama que é o da largura do tecido.
Observe que o molde deverá ser posicionado corretamente para obter um bom resultado na montagem da gola.
Corte também na entretela, porém, somente a metade da altura do molde, esta gola será entretelada somente em um lado.
COMO COSTURAR
Como estas golas são cortadas em pleno viés, pode acontecer de elas aumentarem seu comprimento na hora da montagem, então, antes de costurá-la confira seu tamanho no decote da blusa e faça o ajuste, necessário, para poupar tempo.
Passe bem a gola e cole a entretela, fazendo assim, ela distenderá e terá um caimento melhor.
INSTRUÇÕES PARA O PRIMEIRO TIPO
Costure a parte inferior da gola com entretela no decote, à máquina.
A parte superior será costurada à mão no decote, escondendo a margem da costura de montagem.
Se você desejar poderá costurar as duas partes de uma só vez e fazer o acabamento escondendo as costuras com um viés.
Se a peça for sem manga poderá ser feito o acabamento com revel ou então forrar toda a parte superior da peça.
INSTRUÇÕES PARA O SEGUNDO TIPO
Para a montagem do segundo tipo da gola, após cortar passe bem a gole e aplique a entretela em apenas um lado da gola ( a entretela terá a metade da altura da gola).
Feche a gola com uma costura formando um círculo.
Vire a gola para o direito e monte no decote, da mesma forma que foi explicado no primeiro tipo.
Observe que esta gola depois de montada a sua borda tombará sobre a costura, pois ela é usada dobrada.
INDICAÇÕES DE MODELOS
Muito elegantes, a gola palhaçoe a escafandro podem ser usadas em vestidos, blusas e casacos.
Então é isso minha gente, vocês viram como podemos fazer modelos lindíssimos com esta gola super fácil de modelar e costurar?
Então, pega aí o material de modelagem de vocês e vamos praticar!!!
Se gostaram deste post cliquem em gostei para mim e por gentileza compartilhem em suas redes sociais para me ajudar na divulgação do blog, ok?
Assistam aos vídeos das modelagens deste mês que estão sendo todos por sugestão de vocês leitoras (es) que me motivam a cada dia continuar nesse trabalho!
Um abraço e até breve,


3 Comentários
Paula Lacerda
Olá Célia! Desde que comecei a assistir aos vídeos feitos por você tenho me encantado ainda mais pela costura, você descomplica técnicas que para mim pareciam dificílimas. Parabéns pelo belo trabalho!
Célia Ávila
Ei Paula,
fico super feliz com seu retorno. Saber que pelos vídeos tenho conseguido compartilhar esse conhecimento que gosto tanto, é muito bom.
Um abraço e obrigada pelo contato.
Célia
Rosana lucena
Oi Célia!!!! Procurava um video ou postagem sobre essa gola que aaaamooo e nao encontrava já que nao sabia o nome correto. Nao sou costureira profissional mas estou namorando comma costura a um tempo e quando consigo faço umas roupas para mim. Agora sim, vou fazer um lindo vestido com essa gola super estilosa e sair por aí me sentido, haha… Obrigada e Bjsss…