
BLUSA COM CARCELA E MANGA JAPONESA
Oi gente,
trago para vocês o detalhamento da modelagem da blusa com carcela e manga japonesa.
Há alguns dias publiquei no meu canal no YouTube um vídeo mostrando como fazer uma blusa com carcela e manga japonesa cuja imagem me foi enviada por uma leitora para a minha FanPage , um modelo lindo e super necessário no nosso guarda-roupas.
Todo mundo amou o modelo, e eu também rs.
VÍDEO COMO FAZER MOLDE DE BLUSA COM CARCELA E MANGA JAPONESA
Nesse vídeo mostro o passo a passo da modelagem e em breves dias farei o vídeo da costura e postarei aqui também.
Assista agora o vídeo da modelagem e acompanhe abaixo alguns detalhamentos que fiz por escrito sobre como fazer o molde para ajudar mais um pouquinho no aprendizado de vocês.
DETALHES DA MODELAGEM DA BLUSA COM CARCELA
Para fazer a modelagem desta blusa vamos precisar das bases frente e costas da blusa e das bases frente e costas da saia , que já tenho vídeo no canal ensinando o passo a passo.
FRENTE DA BLUSA
Eu estarei trabalhando com o papel dobrado para vocês visualizarem melhor o resultado final do molde, mas não é necessário fazê-lo com o molde aberto, pois esse modelo pode ser cortado na dobra do tecido, ok?
- Passar o molde da frente da blusa para outro papel, alinhando o meio do molde com o uma linha feita por esquadro ou na dobra do papel.
- Passar a base da frente da saia para o papel, alinhando pela linha ou dobra do papel, encostando a ponta da lateral da cintura na lateral da cintura da blusa.
- Usar a carretilha para passar todas as informações internas de pence, linha de busto e cava.
- Definir o comprimento da blusa e fazer a linha da barra alinhando o esquadro pela linha do meio da frente. Eu fiz com 60 cm
- Sair 2 cm na cava e esquadrar pela linha da cavauma linha reta até a barra.
- Descer no meio da frente a altura desejada para o decote. (eu desci 12 cm).
- Descer a partir do novo decote 15 cm para a carcela.
- No final da marcação do comprimento da carcela, marcar do meio frente para o lado 1 cm que será a largura da carcela. ( quando o molde for aberto teremos uma carcela com 2 cm ).
- Ligar do início até o fim do comprimento da carcela do ponto que saímos 1 cm.
- Descer no ombro 4 cm para abrir o decote.
- Traçar a linha do decote usando a curva francesa, pois ele é levemente arredondado ( olhe o vídeo )
- Fazer o acabamento do decote com 2 cm que é a mesma largura da carcela, partindo do início da carcela até o ombro.
- Se desejar entre 2 cm na linha da cintura para dar uma leve acinturada na blusa e refazer a linha lateral.

CARCELA
- Recortar a carcela e passar para outro papel e deixar 1 cm para costura em toda a sua volta.
- Subir 2 cm no meio da frente na carcela para fazer o acabamento ( veja a imagem e vídeo ).
- No molde da blusa deixar 1 cm para costura onde será montada a carcela.
COMO FAZER A MANGA JAPONESA
FRENTE DA MANGA
- Descer do ponto K 4 cm e marcar o ponto L.
- Descer do ponto L 4 cm e marcar o ponto M.
- Sair do ponto L 4 cm e marcar o ponto N.
- Unir M a N por uma curva usando a curva francesa.
- Prolongar a linha do ombro em um comprimento indeterminado.
- Traçar a reta NC partindo do ponto N e formando um angulo reto com o prolongamento do ombro no ponto C.
- Marcar D 1 cm abaixo de D na linha do ombro.
- Ligar D a N com uma reta que será a boca da manga.
- Marcar 0,5 cm no meio do ombro da blusa.
- Ligar da ponta do ombro ( ponto B ) até o decote no pescoço passando pela descida que foi dada no meio do ombro fazendo assim o contorno anatômico do ombro.
- Descer 2 cm no ponto D.
- Ligar de D a B com uma reta.

COSTAS DA MANGA
- Prolongar a linha do ombro de B a D no mesmo comprimento da frente.
- Descer 3 cm em D e marcar o ponto D’.
- Descer do ponto K 4 cm e marcar o ponto L.
- Descer do ponto L 4 cm e marcar o ponto M.
- Sair do ponto L 4 cm e marcar o ponto N.
- Unir M a N por uma curva usando a curva francesa.
- Traçar a reta NC partindo do ponto N e formando um angulo reto com o prolongamento do ombro no ponto C.
- Marcar D 1 cm abaixo de D na linha do ombro.
- Ligar D a N com uma reta que será a boca da manga.
- Marcar 0,5 cm no meio do ombro da blusa.
- Ligar da ponta do ombro ( ponto B ) até o decote no pescoço passando pela descida que foi dada no meio do ombro fazendo assim o contorno anatômico do ombro.
- Descer 2 cm no ponto D.
- Ligar de D a N com uma reta que será a boca da manga nas costas.

COSTAS DA BLUSA
- Passar a base das costas da blusa para outro papel.
- Passar a base das costas da saia para outro papel alinhando pelo meio das costas encostando a ponta da lateral da cintura na lateral da cintura da blusa.
- Marcar o comprimento da blusa como na frente e fazer a linha da barra alinhando o esquadro pela linha do meio das costas.
- Usar a carretilha para passar todas as informações internas.
- Descer 4 cm no decote no ombro.
- Descer 2 cm no decote no meio das costas.
- Refazer o decote com a curva francesa.
- Fazer a palinha das costas descendo 2 cm no meio das costas e 2 cm no ombro ( mesma largura da carcela).
- Sair 2 cm na cava e esquadrar pela linha da cava até a cintura.
- Sair 2 cm na barra e ligar com régua de alfaiate até a cintura.

Então, esses são os detalhes da modelagem da blusa.
Se gostaram peço que cliquem em gostei para mim e compartilhem em suas redes sociais.
Um abraço,


3 Comentários
Marisa
Célia fiz o molde, da blusa de manga japonesa mas a lateral da frente e costa não bateu,deve ser por causa da pence? O que fazer?
Célia Ávila
Marisa, iguala a lateral das costas com a frente que dá certo.
Uma abraço.
isabel Cristina
Oba estou fazendo a modelagem para minha filha e vou gazer o mesmo boa dia Célia. Blusa maravilhosa