GOLA ALFAIATE – COMO FAZER O MOLDE
Já vimos em post anterior como fazer a modelagem do vestido casaco e hoje vou mostrar para vocês como fazer a modelagem da gola alfaiate.
O vestido casaco é uma peça muito versátil, variando em alguns detalhes como comprimento, largura e tipos de gola, sendo indispensável no guarda-roupa feminino.
Esta gola servirá para vestido casaco, casacos e blazer, por isso ela é muito importante para o aprendizado na modelagem.
A principio parece ser difícil fazer a gola alfaiate, mas como toda modelagem requer prática. Quanto mais praticar, mais fácil se tornará o aprendizado. Então, não desista na primeira dúvida, pratique. Assista o vídeo onde mostro o passo a passo da modelagem da gola alfaiate e acompanhe pelo detalhamento aqui exposto, pois com certeza você conseguirá fazer.
GOLA DE ALFAIATE – COMO FAZER O MOLDE
- Passe a base da blusa para o papel de modelagem,
- Prolongue a linha do ombro de A a B em 2,5 cm
- CD = Trespasse do Abotoamento 2,5 cm,
- Marque o primeiro botão 20 cm abaixo de E e marque o ponto F,
- Trace uma reta de B a F,
- Dobrar o molde na reta BF e com a carretilha copiar o decote (observe a imagem)
- Marque o ponto A’ que é o espelho do ponto A,
- Saia no ponto A’ 0,5 cm e marque o ponto G,
- Traçar um reta de A’HK passando pelo ponto G
- Subir no ponto G a medida do decote das costas e marcar o ponto I,
- IJ= largura da gola no centro das costas – esquadrar o ponto I até J com 7 cm
- KL traçar uma reta com8 cm
- LF fazer o traçado da lapela com régua de alfaiate no modelo desejado,
- Traçar uma linha reta de J a M e fechar a gola, conforme a imagem
- Dobrar o molde na linha BF e copiar a lapela e o novo decote com a carretilha.
- Passe o contorno da gola com a carretilha para outro papel e faça as marcações do ombro e fio do tecido.
Assista agora a vídeo aula com as explicações passo a passo da modelagem da gola alfaiate.
Se gostou clique em gostei e deixe seus comentários.
Um abraço,
7 Comentários
maria alves
celia as letras me confundem,,de onde eu levo a medida do decote das costas pra forma-lo,,um abraço..
Célia Ávila
Ei Maria,
Você tira a medida do decote na blusa das costas e essa medida você coloca a partir do ponto A’.Mas a linha vem de H, passa pelo ponto G e termina no ponto I que é o meio das costas.
Espero ter te esclarecido.
Um abraço e obrigada pelo contato.
Celia
Maria Silvana
Sempre gostei de costurar por hobby. Mas tinha muita dificuldade em entender as explicações e fazer o molde. Você realmente é a número um no Brasil, pois suas explicações claras, diretas são um estimulo a continuar e possibilitam uma produção perfeita. Parabéns e obrigada!
Célia Ávila
Ei Maria Silvana,
Obrigada!!! Fico muito feliz pelo seu contato. Um abraço,
Célia
leda
Oi Celia boa noite, gostaria de saber como encurtar manga de bleser com botoes nao quero mexer na cava gostaria que voce fizesse um video, nao moro no Brasil e estou fazendo reparo de roupas aqui na Noruega , mais estou tendo dificuldade para costurar , quando chega na parte final de costurar.
agradecida Leda
Josias Nicolau Slva
Bom dia, na verdade eu gostaria de saber quantos sentimentos de uma gola de blazer masculino tipo gola de (padre), a gola que ele fica em pé sem ter dobra, vi já muitos ternos desses não no brasil, nos estados unidos e outros, e como também já tive camisa com sesse tipo de gola, quê muita gente chamam gola de padre, é esse o motivo do meu comentário, vou mandar fazer um e gostaria de saber quantos sentimentos tem essa gola de altura.
Salvador, 12 de Setembro de 2018
Atenciosamente,
Josias Nicolau Silva
Célia Ávila
normalmente de 3 a 4 cm