Moda e a terceira idade
Foi-se o tempo em que a imagem da vovó, era daquela senhorinha de cabelos brancos com coque e fazendo crochê sentada em uma cadeira de balanço.
O passar do tempo, a globalização, a televisão, a internet, revistas de moda trouxeram uma enxurrada de informações que influenciaram de uma forma notória o comportamento das mulheres.
As vovós de hoje, são as que viveram evolução feminina com o direito ao voto, à trabalhar fora, a chegada no mercado do anticoncepcional e a criação da mini saia.
Diante disso, não tem como mais criar moda para essas mulheres com o pensamento primitivo da vovó. Minha mãe certa vez de disse que só sabia que estava “velha” quando se olhava no espelho, rs, fora, se sentia jovem. Tenho outro forte exemplo aqui que é minha sogra, não dispensa um vestido de alcinha no verão, peça que tempos atrás, até onde eu sei, não era usado pelas vovós, rs.
O mercado tem se preparado para atender esse nicho que é muito criativo e exigente, o que hoje não é difícil, pois elas estão cada vez mais “jovens”.
Algumas marcas, inclusive de luxo como Céline, Givenchy, Dolce & Gabbana, tem desenvolvido produtos que venham atender este público que está cada vez mais conectado com o mundo da moda.
Deixo aqui algumas dicas de moda para as mulheres da terceira idade:
- Use peças clássicas: como camisas, saias , calças, bermudas, vestidos com modelagem reta, pois são peças atemporais que são usadas por mulheres de todas as idades;
- Comprimentos na altura dos joelhos (ou mais comprido) e decotes discretos;
- Cores e estampas clássicas e neutras. Claro que durante o dia o no verão elas podem ousar com cores e estampas mais fortes;
- Sapatos mais baixos são a melhor opção, evitam o cansaço e acidentes;
- Nos acessórios dê preferência aos clássicos como pérolas, ouro e pedrarias como o diamante. Use acessórios coloridos com moderação.
- Os cabelos com cortes curtos a médio são as melhores opções. Tomando cuidado para não acontecer o mesmo erro que aconteceu com a modelo Ariely Westphal, a não ser que queiram ficar famosas, rs.
E a ultima dica é:
Aproveite a melhor idade…
Em breve teremos uma vídeo aula onde trarei a modelagem e a confecção de um vestido criado especialmente para as vovós. Não deixem de acompanhar no meu canal do YouTube (Célia Ávila)
Um abraço a todos e especialmente para as vovós que estão nos acompanhando aqui no blog e no canal.