7 FORMAS DE FAZER TRANSPORTE DE PENCE
Neste post apresento para vocês 7 formas de fazer transporte de pence na blusa.
Mas primeiro precisamos entender o que é pence e qual a sua função no molde.
Pence são pregas piramidais costuradas que se destinam a formar um bojo no molde, necessário para conter uma saliência qualquer do corpo, ou seja, elas tem a função de modelar a roupa às curvas do corpo proporcionando um caimento perfeito. Como seu objetivo é moldar a roupa ao corpo ela é mais usada em roupas femininas na região do busto e quadris.
As pences são indispensáveis para a modelagem de roupas justas confeccionadas em tecido plano. Quando se trata de roupas confeccionadas em tecidos de malha o uso da pence é dispensado.
Antes de iniciarmos o estudo sobre o transporte de pence, farei algumas observações que serão de extrema importância na hora de fazermos o transporte de pence na blusa:
- Nem sempre usamos a disposição clássica das pences que foi ensinado no post e no vídeo “COMO FAZER MOLDE BASE DE BLUSA”, pois esteticamente não fica muito bonito as duas costuras visíveis das pences horizontal e vertical. Devemos evitar o uso simultâneo de muitas pences, a não ser que o modelo a ser interpretado exija.
- Para abrir uma nova pence, primeiro é preciso fechar uma ou as duas pences da disposição clássica.
- Parta de onde partir, toda nova pence a ser aberta deverá sempre terminar sobre o ponto O, que é o ponto correspondente à ponta do seio a seio.
- Para iniciar, passe a base da blusa com todas as informações para um outro papel traçando a pence horizontal a partir do ponto O, ou seja, a sua ponta deverá tocar a ponta da pence vertical.
Então para termos uma roupa bem modelada e esteticamente perfeita nós utilizamos a técnica de modelagem transporte ou transferência de pence.
As 7 formas de fazer o transporte de pence são:
Transferência da pence horizontal para a cava. Essa técnica nos permite fazer a modelagem do vestido princesa, blazer, e diversos outros modelos. Ela é muito indicada para quem tem muito seio, pois facilita no ajuste da cava.
Transferência da pence horizontal para o meio do ombro. Esta pence também é muito importante, pois ela é muito usada na modelagem de vestido princesa, blusões e casaquinhos.
Pence do decote: neste processo podemos transferir tanto a pence horizontal como a vertical para o decote, pois deste forma podemos criar modelos com pregas ou franzidos no decote.
Pence lateral:neste processo fazemos a abertura de uma nova pence na lateral da base e fechamos as duas pences horizontal e vertical fazendo uma pence bem profunda.
Pence do meio da frente: neste processo fazemos a abertura de uma nova pence no meio da base e fechamos as duas pences horizontal e vertical fazendo uma pence bem profunda. Visualmente ela forma um V no meio do molde.
Transferência da pence do busto para a cintura, ficando somente com a pence vertical.
Transferência da pence vertical para a pence do busto. Caso a pence vertical seja muito profunda, podemos transferir somente uma parte dela para a pence horizontal e eliminar o restante.
Para melhor compreensão do que passei para vocês neste post, assista ao vídeo onde mostro de maneira bem simples e prática as 7 formas de fazer transferência de pence.
Então é isso aí gente, se vocês gostaram deste post e do vídeo não se esqueçam de compartilhar, clicar em gostei e deixar seus comentários aqui e no meu canal no YouTube, pois assim vocês colaboram com a divulgação do curso e no crescimento do canal, ok?
E não se esqueçam de se inscrever no meu Canal no YouTube para receberem as notificações de novos vídeos.
Um abraço,
Célia Ávila 😉


12 Comentários
Julie
Olá professora!
Em primeiro lugar, muito obrigada pelo video. É muito expliativo.
Eu tenho uma dúvida. Não sei se você pode me resolver.
Eu possuo lordose, mas não tenho muita barriga. Para se ter uma ideia, de busto tenho 90, cintura 70 e quadris 98. O que acontece é que sempre ficam umas dobras nas costas e eu gostaria de saber como faço para consertar esse probleminha fazendo transporte de pences. É possível fazer isso?
Obrigada desde já
Célia Ávila
Ei Julie,
obrigada por participar.
Se você ainda não assistiu, assista meu vídeo vestido tubinho para quem tem bumbum grande, pois nele eu mostro uma técnica de modelagem para quem tem lordose também. é uma pence que fazemos na costura do meio das costas que ajuda resolver este problema.
Espero ter ajudado,
Um abraço
Vera Lucia
Adorei! Realmente muito esclarecedor! Gostaria de adquirir a apostila que ensina como modelar a partir das medidas. Onde posso conseguir? Desde já, gostaria de agradecer a sua generosidade ao compartilhar conhecimentos, tá bom?
Célia Ávila
Olá Vera.
Esta apostila que cito nos vídeos está aqui no site na aba apostila. É uma mini apostila onde que ensina a como fazer as bases de blusa, saia, manga. As interpretações eu tenho feito post esclarecendo mais um pouquinho o que está nos vídeos. É só acessar e fazer o download, ok?
Obrigada por participar,
Um abraço,
Célia
Necy Galvao
Amei demais suas dicas, mas vc já começou com um molde que possui pense na lateral, e minha dificuldade é justamente criar essa pense da lateral apartir do meu molde com minhas medidas, me ajude por favor, tenho certeza que vc vai ajudar muita gente, Deus te abençoe.
Célia Ávila
Ei Necy,
já conversamos no face, né? Um abraço
Eliane
Mto bom, vc explica muito bem, parabéns, seu trabalho ajuda muito!
Célia Ávila
Obrigada Eliane!!! Fico muito feliz em saber que este trabalho tem ajudado a vocês!!! Um abraço.
Cidinha
Gostei muito
Célia Ávila
Obrigada Cidinha, que bom que gostou! Esse conteúdo é muito importante para a interpretação dos modelos, vale a pena praticar.
Um abraço e obrigada pelo contato.
Célia Ávila
Adriana santos
Gostei muito da sua aula continue fazendo os moldes de roupas
Célia Ávila
obrigada Adriana.
Um abraço.