
MOLDE DE VESTIDO TRANSPASSADO COM FRANZIDO
Olá,
hoje trago para vocês como fazer o molde de vestido transpassado com franzido.
Este mês de setembro é muito especial para mim, pois meu blog e meu canal no YouTube estão completando um ano!!!
Para comemorar vou fazer uma programação muito especial, em agradecimento a todos vocês que participaram comigo ao longo deste ano que passou. Farei post’s e vídeos das modelagens pedidas por muitos leitores. Infelizmente não poderei costurar todos os modelos, pois o tempo é bem corrido, mas vou tentar costurar alguns.
Vou começar fazendo o molde de vestido transpassado com franzido, que foi um pedido da leitora Fátima Aparecida, feita através da minha página no Facebook. Se você ainda não me acompanha no Facebook, te convido a me acompanhar por lá também, pois assim, nós vamos nos aproximando mais, ok?
MOLDE DE VESTIDO TRANSPASSADO COM FRANZIDO
MODELO INDICADO
Essa é a imagem do vestido enviado pela Fátima para minha fan page.
De cara eu gostei muito do modelo deste vestido, pois eu sempre gosto de trazer para vocês modelos que fique bem na maioria das pessoas, para que assim, as aulas sejam proveitosas para muitos.
INTERPRETAÇÃO DO MODELO
Antes de fazer o molde do vestido é muito importante fazermos a interpretação do modelo.
Mas o que seria interpretação do modelo?
Interpretar um modelo é observar atentamente todos os detalhes da peça a ser modelada. Se possui recortes, se o modelo exige transporte de pence, tipo de gola e manga, franzidos, e todos os detalhes que foram colocados no modelo pelo estilista, quando se trata de um croqui, ou da imagem, quando tirada de alguma revista ou site.
Assim, interpretando o modelo do vestido acima vemos que:
- Ele é um vestido transpassado só na parte de cima.
- É um vestido inteiro, com recorte somente na parte direita que é a parte de cima do trespasse.
- Possui franzido nos ombros e nas laterais da cintura.
- A parte de cima do transpasse é solta sobre a de baixo.
- Com mangas compridas.
- Zíper no meio das costas.
- Pences somente nas costa.
TECIDOS INDICADOS PARA O VESTIDO TRANSPASSADO
Uma outra coisa muito importante que precisa ser bem observada na hora de confeccionar este modelo, é qual o tecido a ser usado. Por ser um modelo com trespasse e com franzido ele pede tecidos mais leves, como:
- crepe
- chifon
- seda
- cetim
- malha
TECIDO QUE EU USEI PARA FAZER O VESTIDO TRANSPASSADO COM FRANZIDO
Eu optei por fazer este vestido usando malha radiosa. Existem diferenças na hora de fazer o molde de vestido usando malha e usando tecido plano. Vocês verão no vídeo da modelagem que para fazer o franzido eu simplesmente raiei o molde nos ombros nas laterais da cintura e dei os espaçamentos de 2 cm de uma faixa de papel para outra, o que resultou em um leve franzido, mas se desejar pode-se dar um espaçamento maior para dar um franzido mais farto.
Mas caso vocês optem por usar tecido plano, será preciso fazer o transporte de pence para os ombros e para as laterais da cintura.
QUANTO EU GASTEI DE TECIDO
Para fazer o vestido transpassado com franzido eu gastei 1,10 mt de malha radiosa. A grande vantagem de trabalhar com malha é que ela é mais larga, 1,80 mt de largura, que o tecido plano, dando um aproveitamento maior do tecido.
Mas para fazer este modelo em tecido plano será preciso a altura total do vestido + comprimento da manga + a altura do corpinho do vestido que será a parte de cima do transpasse.
Exemplo:
Comprimento do vestido: 1,00 mt
Comprimento da manga: 0,60 cm
Altura do Corpinho: 0,43 cm em média
Metragem total: 2,03 mts. Arredonde para 2,10 mts
MOLDE USADO PARA FAZER O VESTIDO TRANSPASSADO EM MALHA
Bom, para fazer este vestido eu usei os moldes base para malha no tamanho G. Aproveitando para falar com vocês que eu estou vendendo estes KIT’S DE MOLDE BASE PARA MALHA aqui no blog. Estão disponíveis nos tamanhos P, M, G. É só acessar a aba loja aqui no blog para adquiri-los, ok?
ACABAMENTO
Meninas, a grande vantagem de ter feito este vestido em malha é a facilidade e a rapidez na hora de costurá-lo.
Este vestido foi todo costurado na overloque. Usei uma tira de 3 cm da própria malha para fazer o viés, que foi aplicado em todo o decote com o aparelho de viés de 3 cm que já falei sobre ele com vocês anteriormente.

DICA
A bainha da eu fiz na colarete, mas eu sei que muitas de vocês não tem esta máquina, então, deixo uma dica para vocês, coloque fio de overloque na bobina da máquina reta e use a agulha de ponta dupla, que você terá uma bainha dupla que não deixará a desejar.
Mas observe apenas de o ponto da sua máquina estar bem regulado.
FELICIDADE!!!
Bom gente, eu espero ter contribuído de alguma forma com vocês com este post e quero que saibam que estou muito feliz em poder compartilhar com vocês essas aulas de modelagem e as dicas de moda.
Agradeço sempre pelo carinho que recebo de cada um de vocês e quero poder continuar com esse trabalho por muito tempo.
Um abraço para todos vocês e peço mais uma vez se gostaram deste post cliquem em gostei para mim e compartilhem em suas redes sociais, ok? E se inscrevam aqui no blog também para receberem as notificações dos posts que faço aqui e se manterem atualizados.
Beijos,


6 Comentários
tereza Beatriz diedrich
Boa noite. Célia.fiquei muito feliz por ter encontrado o seu canal.Adoro costurar mas não sabia fazer moldes agora estou aprendendo com você,muito obrigada .Adoro você. um grande abraço.
Célia Ávila
Ei Tereza,
obrigada pelo seu contato. Fico super feliz em saber que vc está aprendendo com os meus vídeos.
Um abraço,
Célia
Elda
Como adquiro sua apostila?
Célia Ávila
Ei Elda a mini apostila está aqui no blog na aba apostilas é só fazer o download, ok? Se vc não conseguir me manda um e-mail que te enviou a apostila.
Um abraço e obrigada pleo contato.
Célia
Vânia Pinatti
adorei a dica do fio de overloq na canelinha, para iniciante com o eu, essa dica faz toda diferença! obrigada
Célia Ávila
Ei Vânia,
são detalhes tão simples, mas muito importantes para um bom resultado na peça, né? Fazendo assim, a costura não arrebenta com a elasticidade da malha.
Que bom que gostou!
Um abraço,
Célia